terça-feira, 17 de março de 2009

Thierry Mugler e Zaha Hadid

Thierry Mugler nasceu em Estrasburgo, na França, e desde adolescente criava seus modelos.Até definir-se como um criador de moda, ele integrou um grupo de balé, foi vitrinista de uma loja em Paris e viajou muito pela Inglaterra e pela Holanda. Ao voltar à França, em 1971, desenhou sua primeira coleção, mas só dois anos mais tarde é que assinou suas criações, que sempre se destacaram pela ousadia, pela sensualidade e pelas propostas divertidas.Nos anos 80, ele teve como sua consumidora mais famosa, e até mesmo sua inspiradora, ninguém menos do que Ivanna Trump, então casada com o empreendedor imobiliário e multimilionário Donald Trump.
Mugler trabalho durante duas décadas, teve um estilo que se identificou muito ao seu tempo: Os ombros eram largos e acolchoados; as cinturas eram como de vespa. O reino do inseto era uma influência constante, como eram também a idade média, suas lendas e seus heróis, a estatuária gótica do leste da França, drapeados, armaduras e bustiês de Valquírias. O PVC era usado frequentemente, como eram os temas do espaço e de robôs.

Em 1997 foi o começo de uma parceria lucrativa com os cosméticos e a companhia franceses Clarins , as fragrâncias mais conhecidas de Thierry Mugler são " Angel" e " A-Men". A companhia de Thierry Mugler ficou mais conhecida pela sua linha de perfumes: a linha de alta-costura foi fechada em 2003, mas, reaberta para a coleção do inverno 2008, dirigida por Rosemary Rodriguez, anteriormente diretora de criação da marca Paco Rabanne, que igualmente criou a maioria de coleções ready-to-wear recentes.
Thierry Mugler tem trabalhado com interesses artísticos. Publicou dois livros de seus projetos em fotografia da forma: Thierry Mugler (1988) e Fashion Fetish Fantasy (1998). Em 1992, Mugler dirigiu o vídeo para George Michael "Too Funky". Recentemente, Mugler colaborou com o Cirque du Soleil em 2003 com o show "Zumanity" em um hotel em New York e em um casino de Las Vegas.

Thierry Mugler foi o escolhido para vestir Beyoncé na sua próxima turnê mundial. O "Woman's Wear Daily" conta com 58 looks criados especialmente para a estrela, sem contar as dos dançarinos e músicos. O estilista será também o diretor artístico desta turnê, cuidando dos cenários. Todos as imagens que estao em seu cd foram fotografadas com peças vintage do seu acervo.

Video "Diva" da cantora Beyoncé. As peças vintage utilizadas pertencem ao estilista Thierry Mugler.





Zaha Hadid





A arquiteta iraquiana Zaha Hadid é um dos nomes mais importantes da arquitetura mundial e tem estampado manchetes nacionais e internacionais por conta de suas inserções no mundo da moda. Quem ainda não ouviu falar da exposição itinerante da Chanel que está percorrendo cidades da Ásia, europa e Estados Unidos? A estrutura futurista, que mais parece uma espaçonave, foi projetada por Zaha. Construída para abrigar interpretações sobre a bolsa 2.55, aquela em matelassê e com alça de corrente que virou sinônimo da marca francesa.

Em 2006, fez uma versão da bolsa ícone da Louis Vuitton para a galeria da grife na Champs-Elysées. Moldada em plástico, deu origem a um modelo híbrido entre o clássico LV Bucket, a bolsa clutch e o modelo pochete. Em 2008 fez trabalhos para Swarovski. Nos calçados depois de criar para a brasileira Melissa um modelo exclusivo, agora está trabalhando em um projeto para a francesa Lacoste.
Conhecida por não seguir padrões, Zaha levou para o desenvolvimento de produtos a irreverência formal de sempre. o modelo para a Melissa tem formas sinuosas, inspiradas nos movimentos fluidos que acompanham as linhas do corpo. Com base na assimetria, ela cria uma idéia de movimento no design , alusiva a transformações contínuas. Para a Lacoste a inspiração veio do famoso logotipo da marca francesa.






Arquitetura



Formou-se em Matemática na Universidade Americana de Beirute. Após se formar, passou a estudar na Architectural Association de Londres. Depois de se graduar em arquitetura tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Em 1979, passou a estabelecer prática profissional própria em Londres. Na década de 80, também lecionou na Architectural Association.
Grande parte da obra de Zaha Hadid é conceitual. Entre seus projetos executados estão:
Vitra Fire Station (1993), Weil am Rhein, Alemanha
Centro Rosenthal de Arte Contemporânea (1998), Cincinnati, Ohio, EUA Terminal Hoenheim-North & estacionamento (2001),Estrasburgo, França Bergisel Ski Jump (2002), Innsbruck, Áustria
Zaha Hadid também realizou trabalhos de interiores alto-padrão, incluindo a Zona da mente no Domo do Milênio em Londres.
Vencedora de diversas competições internacionais, alguns de seus projetos vencedores nunca foram construídos: notavelmente The Peak Club em Hong Kong (1983) e a Ópera da Baía de Cardiff em Gales, 1994.
Em 2004, Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, pelo conjunto de sua obra. Anteriormente ela também fora premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura.

Um comentário:

Anônimo disse...

ESSE GRUPINHO AQUI FICOU COM VERGONHA DE POSTAR OS CROQUIS??? ATE AGORA NÃO VI NENHUM QUE PRESTE!!! TA COM VERGONHA ALUNOS DE MODA NA UNA!!! KKKKKK