terça-feira, 17 de março de 2009

CHRISTIAN LACROIX

Em 1951 nasce na cidade de Arles, na França, um menino provindo de uma família de classe média alta, na qual uma carreira na engenharia era um destino mais ou menos comum , mas Lacroix logo demonstrou ter outros sonhos para realizar na vida. Seu desejo era ir para Paris, mas acreditava não estar ainda preparado para aquela cidade difícil de conquistar, de acordo com sua avaliação. Quando finalmente chegou à capital francesa, decidiu fazer, no Louvre, um curso para tornar-se curador de museus em Paris, antes de encontrar sua profissão definitiva, e em apenas dez dias depois de sua chegada, ele conheceu numa festa uma jovem chamada Françoise Rosensthiel. E foi através dela, afinal, que o mundo da moda chegou a ele. Lacroix desenhou um convite para uma festa de aniversário de uma amiga de Françoise, Nicole, que logo viu naqueles traços tudo o que um estilista de moda precisa ter - personalidade, ousadia, criatividade. Foi através de Nicole que Lacroix acabou conhecendo Marie Rucki, diretora do lendário estúdio Berçot, de Paris, uma reconhecida lançadora de talentos de moda.Christian Lacroix é hoje conhecido como um estilista cuja criação é, no mínimo, exuberante no corte e especialmente nas cores que utiliza - um mago das cores costuma ser a definição da crítica. Seus tons favoritos são o vermelho e o laranja, e ele sabe combiná-los como ninguém, além de ousar outras parcerias entre o azul marinho e o branco, e entre azuis e rosas vibrantes. Seja o que for, pode não durar muito, com Lacroix: “Eu me recuso a ser prisioneiro de minha própria imagem”, costuma afirmar.
Lacroix revolucionou a alto-costura parisiense, com suas cores exuberantes e seus volumosos vestidos, mas o designer também tem suas linhas de prêt-à-porter feminino, e além de fragrâncias da sua própria grife ele também licencia seu nome para outras empresas.
Atualmente o estilista com a parceria dos empresários Nadia Murano e seu marido, Denis Nourry, foi convidado para “vestir” o interior do Hôtel du Petit Moulin. Localizado no Marais uma das regiões mais badaladas de Paris, cheio de lojas bacanas, de prédios antigos e gente moderna.

Nenhum comentário: