terça-feira, 24 de março de 2009

Gabrielle Chanel



Nascida em Saumur-França em 1883, , após a morte de sua mãe, foi deixada, aos 12 anos, pelo pai num orfanato em Aubazine, na França. Ao sair do orfanato aos 18 anos,ganhou a vida cantando em um cabaré. Daí o apelido Coco, nome de um pequeno cachorrinho na letra de uma das musicas cantadas pela estilista, a chamada “Qui a vu Coco dans le trocadero?”.
Anos depois, com a ajuda de seu amante Boy Capel, abriu um pequeno negócio para venda de chapéus que confeccionava.
Chanel foi uma mulher a frente do seu tempo, uma mulher que, depois de ter sido obrigada a usar um uniforme de não-pagante no orfanato, criou “uniformes” adotados pela maior parte das mulheres do planeta.
Chanel foi a primeira a usar o desprezado jérsei no início do século,e libertou o corpo das mulheres com seus modelitos soltos, resgatou peças do guarda roupa masculino para as suas criações, criou o prêt-à-porter,fez com que copiassem seu corte curto de cabelo e teve muitos amantes. Foi acusada de colaborar com os nazistas, sendo salva por Winston Churchill.
Usou tecidos utilitários, em total desacordo com os pomposos e sufocantes visuais de época, para fazer roupas basicamente chiques, jovens e casuais. Em tempos de mulheres submissas, era a própria personificação da modernidade.
Seus 87 anos foram intensos, cheios de dor, alegria, sucesso, pobreza, riqueza, paixões, persistência e decepções, mas sempre temperados com muitas doses de um orgulho ativo de muita intolerância com a mediocridade e o mau gosto.



OS RELACIONAMENTOS ATRAVÉS DA NOVAS MÍDIAS


Através da novas mídias , nos inserimos no mundo globalizado; que nos oferece algumas comodidades e praticidades , mas que ao mesmo tempo nos priva de relacionamentos físicos( pessoais , profissionais , etc.)
Atualmente, a internet têm tomado o lugar das convivências físicas ; fazendo com que os indivíduos vivam um “tempo virtual’’ se relacionando através de uma tela; pois criou-se possibilidades antes impossíveis, como a troca de mensagens instantâneas que chegam ao destino somente alguns segundos depois de enviada.

Porém , há alguns prós e contras nesse “tempo virtual", pois através dele as pessoas formam e mantém relacionamentos, sendo eles amorosos ,familiares ou profissionais .Por um lado se relacionar “virtualmente”é muito bom , pois nos permite estar sempre em contato com as pessoas que gostamos independente do tempo e da distância . Mas por outro lado ,a internet inibe a verdadeira identidade e os valores de alguns indivíduos , além de estreitar os laços humanos e a convivência física com as pessoas , podendo nos tornar “individuais e solitários , cada vez mais distante do mundo real.
A interação proporcionada pela internet sem dúvida é importante para o relacionamento social, no entanto, deve ser dosada para que não passe dos limites.




























Um comentário:

Marilia Bergamo disse...

Em 2001 os autores Hampton, Keith, Anabel Quan Haase, James Witte and Barry Wellman lançaram um artigo muito convicente que dizia: Internet como mídia extende os níveis de interação e adiciona capital social. Os autores afirmam que contatos pela internet ocorrem cada vez mais entre pessoas que interagimos no dia a dia, e que serve como uma ferramenta para manter laços de amizade e familiares. Ainda mais importante, a internet que parecia ser uma ferramenta para atividades solitarias acaba por manter pessoas de interesse comum sem as limitações de espaço.


Citação bibliográfica:
Hampton, Keith, Anabel Quan Haase, James Witte and Barry Wellman (2001). Does the Internet increase, decrease, or supplement social capital? Social networks, participation, and community commitment. The American Behavioural Scientist Thousand Oaks: Nov 2001. Vol. 45, Iss. 3, p. 436-455 (23 pp.)