quarta-feira, 18 de março de 2009





















Paul Poiret















Paul Poiret foi o grande costureiro do período que procedeu a Primeira Guerra Mundial. Criou uma nova linha de vestuário desaparecendo por completo com o espartilho. Ele defendia que a beleza do corpo feminino devia ser mostrada de forma natural. Foi uma verdadeira libertação para a mulher do século. Poiret criou uma nova silhueta com vestidos soltos e chemisiers, que fluem ao longo do corpo, livrando as mulheres das cores pálidas do século XIX.








Com inspiração na art nouveau, na indumentária oriental e nos figurinos exóticos do Balé Russo de Sergei Diaghilev, ele introduziu na alta-costura as cores vivas dos fauvistas, desenhou capas, saias e turbantes. Sua inspiração oriental ocorre quando em 1910 a Companhia de Balés Russos esteve em Paris e após a apresentação de Shérazade, cuja peça fez com que uma onda de orientalismo invadisse a cidade.








Ballets Russes









Foi uma série de balés criados por Sergei Diaghilev na Rússia. Começou em 1909 como um teatro de verão de Balé e ópera e em 1911 transformou-se em uma companhia de balé permanente.
As cores, os tecidos e os modelos das roupas exerceram forte influência sobre a moda. Graças ao figurino, criaram-se tendências de cetins e sedas ricamente bordados, Calças de odalisca, turbantes e pedrarias.





























Biomecânica










O futurismo do século XIX retratava movimento, velocidade, vida moderna, violência, máquinas e o rompimento com a arte do passado, ou seja, era abominado qualquer conceito que fosse ligado ao passado, causando no século XIX uma revolução nas artes. Porem o conceito de futurismo que abordaremos neste trabalho é a ligação com a biomecânica que é o estudo do corpo humano e seus movimentos.







A biomecânica é definida como o estudo do movimento e do efeito das forças internas e externas de um corpo. O movimento humano é o tema principal do estudo da biomecânica, ele é usado para interagir com o meio ambiente. De acordo com os estudiosos Joseph Hamill e Katheen Knutzen, foram nas décadas de 1960 e 1970 que a biomecânica começou a se desenvolver como conceito único. Nessa época a biomecânica estava sendo desenvolvida como uma área de estudo dentro dos currículos de graduação e pós-graduação nos Estados Unidos. Seu conteúdo era extraído de uma área da física, a mecânica, que se define como o estudo do movimento e efeito das forças sobre um objeto.









A Biomecânica estuda os movimentos dos homens e dos animais do ponto de vista das leis mecânicas (HOCHMUTH, 1973).









Proposta de trabalho







Temos como objetivo em nosso trabalho interligar as características da mulher natural de Poiret e das peças do exótico figurino do Ballets Russo, fazendo uma ligação do movimento natural do corpo humano que biomecânica pode oferecer através de seus conceitos na robótica.











Croquis



























Bibliografia:

História da Moda do Século XX . Lehnert, Gertrud

Bases Biomecânicas do Movimento Humano, Joseph Hamill, PH.D. University of Massachusetts at Amherst, Kathleen M. Knutzen, PH.D. Western Washington University. Editora Manole LTDA.

Prof. Dr. Ricardo Machado Leite de Barros-Laboratório de Instrumentação para Biomecânica, Faculdade de Educação Física Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP.

GRUPO DE BIOMECÂNICA- Universidade Federal de Minas Gerais; Tatiana Vargas de Castro Perilo, Fonoaudióloga, Especialização em Motricidade Orofacial,Mestranda em Engenharia Mecânica,Profa. Substituta do curso de Fonoaudiologia da UFMG

Redação do Site Inovação Tecnológica - www.inovacaotecnologica.com.br

2003-2004 ©Sistemas de Armas-http://sistemadearmas.sites.uol.com.br

http://www.colegiosaofrancisco.com.br

http://txt.estado.com.br - Tonica Chagas

http://www.danzaballet.com

The Metropolitan Museum of Art

Um comentário:

Marilia Bergamo disse...

Qual embasamento teórico? De onde foram tiradas as informações? Citar desde o início. Como que os conceitos propostos estão interligados, não ficou claro.