terça-feira, 9 de junho de 2009


O individual futuro

O estilista liga se ao tema por sua personalidade e ousadia, o mesmo confere a mulher a liberdade de possuir um guarda roupa andrógeno sem perder sua feminilidade. Tudo isso ressalta o caráter de independência e vanguarda intrínseco nos looks criados por Yves Saint Laurent na época.



Para a criação da estampa desenvolvida utilizamos a técnica de quadros. Nesta usamos cápsulas de remédios que representam: auto estima, proteção e independência, com o propósito de representar ausência de necessidades que um individuo possa ter.


Interligando o futurismo e o individualismo, trabalhamos com formas rígidas e certo exagero nas proporções. A intenção é criar um look forte e de presença marcante, sem perder de vista a sobriedade. Mantendo as características tradicionais do smoking optamos por reforçar seu corte de alfaiataria e cores sóbrias. Intensificando a questão individual e simbolizando a idéia de auto-suficiência, buscamos exaltar a gola do smoking dando a sensação de fechamento para um mundo interno, onde o indivíduo não se deixa afligir pelas mazelas sociais ou pessoais, tornando-se um ser egocêntrico e seguro de si.




Croqui selecionado para confecção


2 comentários:

Anônimo disse...

Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda!!!

Mariana Rodrigues disse...

Interessante o modelo criado, a partir dô smoking de YSL, com a idéia de camadas para preservar a corporalidade do homem do futuro.

Discordo, porém, de que nessa preservação do eu, do íntimo, do interior, ele esteja tornando-se auto-suficiente. Acredito que nenhum ser humano conseguirá ser auto-suficiente ou isolar-se das mazelas do mundo. Acho que ficaria mais próprio, se talvez, vocês mencionassem no texto como este homem está tornando-se mais solitário, isolando-se. E como o vestuário criado identifica-se com esta característica do homem moderno.